HIGH POWER PROPULSION

4 benefícios do uso de nadadeiras para atletas em esportes aquáticos

Se você é daqueles que não vê a hora do fim de semana chegar para cair na água, sabe que um bom equipamento auxilia muito na performance. A nadadeira para atletas é um desses acessórios que trazem inúmeros benefícios para a prática de esportes aquáticos, especialmente natação, bodyboard e bodysurf. 

Quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens das nadadeiras (ou pés de pato, como são conhecidas) pode dar uma olhada nos tópicos abaixo! Neste post, explicamos 4 benefícios que você tem ao adquirir uma nadadeira de qualidade!

1. Melhora a flexibilidade dos tornozelos

Ao oferecer mais carga e, portanto, maior resistência, a nadadeira faz com que os tornozelos se alonguem ao realizar o movimento de nado. Com isso, os ligamentos dessa região recebem mais incentivo para suportar a pressão da água, o que acaba melhorando a flexibilidade dos tornozelos. 

2. Aumenta a força das pernas

Ao utilizar a nadadeira, o atleta sente mais resistência e tem de fazer mais força com as pernas para empurrar a água e se locomover. Ao longo do tempo, essa pernada fica mais intensa, o que aumenta a força nos músculos inferiores. 

Vale lembrar que, com mais força, o atleta também se torna mais rápido e melhora seu desempenho na água.

3. Melhora a aptidão física e o condicionamento cardiovascular

A prática de esportes aquáticos faz os músculos das pernas trabalharem. Quando movimentamos esses grupamentos musculares, melhoramos o condicionamento cardiovascular. Ao utilizar as nadadeiras, o impacto muscular é maior e, portanto, seu treino fica mais potente e você queima mais calorias. Inevitavelmente, isso melhora o nível de aptidão física e seu condicionamento. 

4. Auxilia na posição do corpo durante o nado 

Com a nadadeira bem encaixada nos pés, você terá uma propulsão a mais na hora da braçada.

Isso vai aumentar sua velocidade e, com a agilidade e para se movimentar, seu corpo encontrará a posição adequada com mais facilidade.

Como usar suas nadadeiras

Depois de estudar os benefícios das nadadeiras, você resolveu comprar uma. Agora está em dúvida sobre como usá-las? Se liga nessas dicas:

  • coloque as nadadeiras somente depois que entrar na água: as nadadeiras são equipamentos desenvolvidos especialmente para a prática de esportes aquáticos. Se você utilizá-las nas bordas das piscinas ou andar na areia, corre o risco de danificar a borracha do acessório;
  • se ligue no tamanho da sua nadadeira: ela precisa vestir o seu pé como uma luva. Nadadeiras apertadas ou soltas podem causar bolhas e incômodos.

A nadadeira para atletas é um equipamento que será seu parceiro durante anos! É só seguir direitinho as formas de conservação indicadas pelo fabricante. Além de ter todos esses benefícios, é um investimento que vai melhorar seu desempenho ao praticar esportes aquáticos.

Veja aqui o depoimento da atleta da Kpaloa, Nathalia Almeida, sobre os benefícios que este equipamento trazem no seu treino.

Curtiu o nosso conteúdo? Teve alguma experiência com nadadeiras e quer contar sua história? Escreva para a gente nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *