HIGH POWER PROPULSION

Como se formam os campeões nos jogos de esportes aquáticos?

Nos jogos de esportes aquáticos, a fórmula básica para se formar campeões não é muito diferente da de outros esportes: é necessário muito foco e dedicação por parte do atleta.

Mas, falando especificamente das práticas aquáticas, é interessante se atentar para algumas peculiaridades, fundamentais para a formação de grandes campeões, como é o caso de João de Lucca, atleta da Equipe Kpaloa, por exemplo, campeão e recordista Panamericano. Vamos conferir quais são elas?

Foco total nos treinos de jogos de esportes aquáticos

Para uma ótima performance, a rotina de treinos para um atleta é essencial. Isso porque, com exercícios periódicos, ele aumenta gradualmente o desempenho do seu organismo.

Dessa forma, o treinamento leva o corpo a se adaptar cada vez mais aos estímulos do esporte, tornando-se mais habituado à prática e podendo ultrapassar sempre os seus próprios limites.

Alimentação especial regrada

A melhora da performance de um nadador também depende de uma boa alimentação. O desempenho depende não só do treinamento, mas também de uma dieta regrada e de hidratação.

Para os jogos de esportes aquáticos, profissionais recomendam uma alimentação formada principalmente por carboidratos, já que é necessário repor os níveis de glicogênio muscular, reduzidos na prática dos exercícios aquáticos. 

Um verdadeiro campeão em esportes aquáticos cuida de sua dieta antes, durante e depois dos treinos. Uma ou duas horas antes, por exemplo, ele ingere água e carboidrato, evitando a gordura.

Durante o treinamento, os dois itens também são essenciais, e, logo após o término, além dos carboidratos, também é ingerida proteína para acelerar a recuperação muscular.

Controle emocional altamente trabalhado

Para que nada afete a concentração e a motivação do atleta, ele deve ter controle sobre suas emoções, principalmente com relação à ansiedade e ao estresse. Afinal, tais sentimentos, quando desregrados, podem afetar e muito o desempenho esportivo.

Isso pode ocorrer quando o nosso cérebro passa a comprometer várias funções essenciais para o esporte, como o aumento da frequência cardíaca, por exemplo, a respiração mais curta — causando cansaço —, e a tensão nos músculos, ocasionando contrações indesejadas e prejudicando a execução de movimentos. Por isso, o elo entre corpo e mente deve sempre ser trabalhado.

Forte acompanhamento profissional

Todo campeão em esportes, sejam aquáticos ou não, possui uma equipe profissional por trás de sua performance, que o auxilia nos treinos, na alimentação e até mesmo na questão do equilíbrio emocional.

Profissionais da área sempre são mais indicados para instruir, aconselhar, ajudar na melhora do desempenho e, tudo isso, sem comprometer a saúde física e mental do atleta.

Em 2013, por exemplo, o campeão Cesar Cielo era treinado exclusivamente pelo norte-americano Scott Goodrich. O treinador montou programas de treinos específicos para o atleta, que, na época, precisou se reabilitar após uma operação nos dois joelhos.

Juntos, eles reconstruíram a alta performance do campeão olímpico e conquistaram vários títulos em competições ao redor do mundo.

Acessórios adequados para a prática

Para um atleta se tornar um campeão, ele conta com a ajuda não só de profissionais qualificados, mas também de acessórios que auxiliam na sua prática e desempenho. Além disso, tais acessórios podem ser capazes de corrigir técnicas de nado, aumentar a capacidade cardiovascular e até mesmo ampliar a força ou a velocidade do atleta.

Os exemplos mais usuais são as nadadeiras, que dão ênfase para os movimentos das pernas, em especial das coxas. Elas aumentam a aptidão física, melhoram a velocidade e a força e corrigem a posição do corpo durante o treino, além de outros benefícios.

Também existem os palmares, as pranchas, os flutuadores (que intensificam o trabalho dos membros superiores) e os snorkels, que auxiliam a respiração.

O principal ingrediente para a formação de grandes campeões em jogos de esportes aquáticos está na harmonia entre o corpo e a mente. Por isso é tão importante manter a alimentação, os treinos e o controle emocional sempre regrados com a ajuda de bons profissionais e equipamentos próprios.

Curtiu esse conteúdo? Então, que tal compartilhar nas redes sociais, para que mais pessoas descubram os segredos da formação de um grande campeão aquático?

 

 
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Team Kpaloa

Team Kpaloa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *